O Partido Comunista do Brasil – Rio de Janeiro acabou de passar uma série de Conferências Municipais.

Em diversos municípios de nosso Estado, os Comunistas e as Comunistas, organizados em suas bases, debateram as teses do Congresso do PCdoB, debateram as questões de suas regiões e elegeram novas direções para os Comitês Municipais.

A Comunicação do PCdoB Estadual, em virtude disso, realizou entrevistas com alguns Presidentes Eleitos para Comitês Municipais do Estado do Rio de Janeiro.

A entrevistada de hoje é Natália Cindra, Presidenta do PCdoB de Niterói.

Segue, abaixo, a entrevista.

PCdoB-RJ: O Brasil vive um momento dramático. Desemprego elevado, inflação descontrolada, ameaças à democracia, entre diversos problemas que desafiam o PCdoB e os Comunistas. Como você o atual momento vivido pelo povo brasileiro e qual o papel dos comunistas nesse cenário?

NATÁLIA CINDRA: O Brasil passa por um dos seus piores momentos históricos. A miséria e a fome voltam a ser realidade de milhares de brasileiros, a falta de perspectiva no trabalho e na educação matam sonhos e apequenam gerações. Temos o pior governo na pior crise sanitária e social. Quem não morre de Covid no Brasil, morre de fome ou de doenças a partir da subsistência. O papel dos comunistas segue sendo a defesa da vida, da soberania e da emancipação do povo brasileiro. Tal qual foi em quase todo o século passado, onde os comunistas estiveram à frente dos principais movimentos sociais e no centro das grandes articulações por um Brasil finalmente justo, o momento atual não é diferente. Seja nas ruas denunciando as arbitrariedades deste governo, seja no parlamento barrando as medidas recessivas e lutando por melhores políticas públicas, os comunistas seguem contribuindo diretamente para que o Brasil supere mais um capítulo triste de sua história.

PCdoB-RJ: No plano estadual, muitos problemas se repetem. Qual a sua avaliação do governo de Claudio Castro e qual o papel dos comunistas para colocar o Rio de Janeiro de volta no caminho do emprego, do desenvolvimento e da redução das desigualdades?

NATÁLIA CINDRA: O governador Cláudio Castro é a reprodução do atraso a nível estadual. O sucateamento da rede estadual de educação e das Universidades estaduais, a privatização da CEDAE – empresa pública lucrativa -, a letargia no combate à Covid são uma provas concretas da reprodução da política de desmonte do Estado Nacional aqui no estado do Rio. O mais grave aqui é que, diferente do plano nacional, vivemos uma sucessão histórica de maus governos. Projetos de poder pilotados pela direita formaram um poço de desindustrialização, precarização dos postos de trabalho, crises urbanas e falta de investimento, sobretudo no interior do estado. Um quadro muito difícil de superar. É necessário e urgente uma ampla e competente frente no nosso estado para retomar o governo ao povo fluminense.

PCdoB-RJ: O  PCdoB Niterói acaba de sair de uma Conferência Municipal vitoriosa. Vitorioso também foi o saldo do Partido nas últimas eleições municipais. Hoje os comunistas atuam na Secretaria das Culturas, com o camarada Leonardo Giordano, e no parlamento com a Camarada Walkíria Nichteroy. Quais as perspectivas e desafios do novo comitê municipal para o fortalecimento do Partido na cidade? Como os comunistas avaliam a atual gestão da Prefeitura?

NATÁLIA CINDRA: Aqui em Niterói estamos vivendo um momento de crescimento político e social muito interessante. Às vésperas do centenário do Partido, sob a assertiva liderança do camarada Leonardo Giordano, o Partido conseguiu fazer pela primeira vez uma chapa própria que impulsionou diversas novas lideranças. Sendo o único partido de esquerda a ocupar todas as vagas na chapa, em uma construção de maioria de negros e negras, com diversos candidatos jovens, visibilizamos muitas novas lideranças que já atuam em bases e organismos dos movimentos sociais da cidade. Mas não basta só projetar nas urnas. A decisão do Partido de garantir a experiência parlamentar da Walkíria, jovem mulher negra e LGBTI, demonstra o nosso compromisso com a renovação de quadros e com a construção de um partido cada vez maior, arejado e influente na cidade.

No mesmo sentido, ao assumir a Secretaria das Culturas, o camarada Leonardo Giordano tem mostrado muita competência e compromisso com aqueles e aquelas mais empobrecidos/as e em regiões periféricas da cidade.  Os editais públicos de fomento são uma conquista de décadas das políticas públicas de cultura no Brasil porque garantem transparência e democracia no investimento. Em Niterói, têm sido uma marca de gestão na Cultura do PCdoB desde 2019, então sob a liderança do ex-Secretário das Culturas, o camarada Victor De Wolf. O camarada Leonardo Giordano ampliou a política de editais e compreende que é preciso avançar no sentido da universalização do acesso, tendo como marca a Cultura como Direito. Mesmo em um ano de poucos investimentos para além da saúde, a Cultura será recordista em investimentos e coloca o tema no centro do projeto de retomada econômica da cidade.

Avaliamos que Niterói é um ponto fora da curva do estado do Rio, com 30 anos de governos de centro-esquerda e referência nacional do combate à pandemia e seus efeitos sociais, a cidade sob a liderança do Axel Grael, segue avançando no mesmo sentido. O nosso partido e seu novo comitê pretendem seguir influenciando e pressionando à esquerda os rumos da cidade para que possamos construir uma Niterói justa e plena de direitos e garantias para todos/as seus habitantes. Nos movimentos sociais, na câmara de vereadores e no governo, os comunistas de Niterói lutam para que a nossa cidade possa ser referência de qualidade de vida e acesso a todas as pessoas, especialmente aqueles/as que mais precisam.

PCdoB-RJ: Que mensagem você envia para a militância comunista nesse momento de início de ciclo da nova direção com tantos desafios pela frente?

NATÁLIA CINDRA: Que sigamos na luta, unidos e fortes. Que no ano do centenário do Partido, que será comemorado aqui na cidade, possamos nos inspirar para imaginar no partido e seu fortalecimento para os próximos 100 anos e mais.

PCdoB-RJ:  E para o povo de Niterói, que mensagem o PCdoB pode enviar aos trabalhadores e trabalhadoras? Porque os trabalhadores e as trabalhadoras devem se filiar ao PCdoB em Niterói?

NATÁLIA CINDRA: O PCdoB é o partido da classe trabalhadora. Esteve presente em todos os momentos históricos de conquista de direitos desde o início do século passado. Aqui na cidade estamos à frente das lutas dos trabalhadores precarizados, do camelô, dos trabalhadores de limpeza urbana, dos trabalhadores da cultura, dos taxistas, em defesa da retomada econômica do setor naval e da garantia de direitos dos incontáveis entregadores e motoristas de aplicativo. Venham construir com a gente a Niterói que sonhamos. Vale a pena lutar! Vale a pena sonhar!