O Partido Comunista do Brasil – Rio de Janeiro encerrou, no último domingo (4), sua 22ª Conferência Estadual com um saldo extremamente positivo. Reunidos desde o ato político realizado na última quinta-feira (30), os comunistas e as comunistas do Rio de Janeiro debateram intensamente o documento ao 15º Congresso do PCdoB, analisaram a situação do Partido e da conjuntura no Estado do Rio de Janeiro e se prepararam para os desafios dos próximos dois anos. Reeleito Presidente do Comitê Estadual na Conferência, João Batista Lemos, avaliou o processo de conferência no Estado do Rio de Janeiro.

“A 22ª Conferência do nosso partido foi uma atividade política, de debate e reflexão e construção unitária muito grande e vitoriosa aqui no Rio de Janeiro. Ela refletiu a necessidade de enfrentar a situação de caos que vive nosso estado, fruto da política bolsonarista. Nós costumamos falar que aqui foi chocado o ovo da serpente, onde nasceu o Bolsonarismo, terra de Edir Macedo, com presença de setores fortes das igrejas neopentecostais, e onde as milícias e os tráficos se territorializam. E diante disso, as reuniões de base, dos distritais, as conferências municipais da capital, da região metropolitana e dos demais municípios foram dando respostas de resistência e de organização, buscando apresentar perspectiva política para o povo. Debatemos a importância da territorialização, de mapear territórios e as lutas já existentes por parte das forças populares. E também definimos estratégias para fazer frente a organizações de milicianos e setores obscurantistas.” – comentou Batista.

O Presidente eleito para mais um mandato do Comitê Estadual também falou sobre a importância do PCdoB-RJ se conectar mais com as bases sociais que representa, como forma de colocar em prática as estratégias definidas na Conferência Estadual:

“Nós debatemos bastante, nessa 22ª Conferência Estadual, a necessidade do partido se conectar mais com as bases que representa, reforçando nossas lideranças para 2022. Precisamos deslocar o centro de gravidade da organização do partido para as bases, compreendendo a importância transversal da cultura, atualizando nossa linha de luta sindical, de juventude, atuando contra todo e qualquer preconceito, combatendo o racismo institucional, a discriminação por orientação sexual e relacionando o combate às opressões com a Luta de Classes.” – disse.

A Conferência Estadual apresentou uma novidade para a militância comunista do Rio de Janeiro, ela foi realizada de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19. Mesmo em um formato novo para a militância, a 22ª Conferência Estadual do PCdoB Rio de Janeiro foi extremamente vitoriosa com ampla participação dos camaradas e das camaradas. Durante todo o processo, participaram mais de 2.400 filiados e militantes do PCdoB-RJ, número que atingiu as metas estabelecidas pelo Comitê Estadual cessante.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, 30 municípios realizaram Conferências Municipais, em comitês definitivos ou provisórios, gerando um total de 178 organizações de base e coletivos do PCdoB, sendo 71 delas na capital fluminense. A Conferência elegeu 41 delegados e 18 suplentes para participar do 15º Congresso do PCdoB, com a presença de 35% de mulheres entre a delegação eleita.

Ao final dos debates da Conferência, o novo Comitê Estadual foi eleito. O percentual de 35% de mulheres na delegação ao Congresso Nacional foi mantido na nominata do Comitê Estadual, que terá, por mais dois anos, o Camarada João Batista Lemos na tarefa de Presidente. Os demais cargos do Comitê serão eleitos na primeira reunião do mesmo. O Presidente do novo Comitê, João Batista Lemos, avaliou como a aprovação da Federação Partidária abre uma nova perspectiva de construção para essa nova direção e se mostrou entusiasmado com o quadro que se apresenta diante dessa histórica vitória dos comunistas no parlamento:

“A aprovação da Federação de Partidos abriu uma grande perspectiva para nós, e isso foi um grande fator de mobilização da conferência. Temos a perspectiva da construção de uma frente de partidos com afinidade programática para unir as forças políticas e sociais o Rio de Janeiro. Nós construímos muita unidade nas ruas, na luta contra Bolsonaro, e isso se refletiu no ato político que abriu nossa conferência com a presença das frentes de luta e das forças partidárias. Estamos criando condições de unidade para derrotar o Bolsonarismo em 2022 com a construção de uma convergência política com um programa de salvação nacional. O PCdoB-RJ sai dessa conferência com um grau de unidade muito grande, com uma direção bastante ampliada e eleita de forma unitária, construindo um novo sistema de direção que vai permitir mais coesão nas ações do partido.”

Confira abaixo a lista completa do novo Comitê Estadual do PCdoB-RJ.

João Batista Rocha Lemos – Presidente

Rejane de Almeida

Ricardo Soares Teixeira

Rita de Cássia Thiengo Freitas