Escolha uma Página

O PCdoB de Maricá realizou, neste sábado (18), a 5ª Conferência Municipal da legenda, elegeu nova direção e reforçou o compromisso de contribuir com as políticas públicas que fazem da cidade uma referência nacional em gestão. Durante o encontro, realizado no Galpão Socialista, em Inoã, o camarada Alan Novais foi reeleito presidente do comitê municipal para os próximos dois anos.

Mais de 200 pessoas, entre militantes, parlamentares e simpatizantes da legenda, participaram do ato político que teve a presença da deputada federal Jandira Feghali, dos vereadores comunistas Dr. Richard e Xandi de Bambuí, e do presidente da autarquia de obras de Maricá, Renato Machado.

A mesa foi composta ainda pelo presidente estadual do PCdoB-RJ, Batista Lemos, pelos presidentes dos movimentos sociais maricaenses Unegro, UBM e UJS, Mônica Gurjão, Rafaela Lima e Lucas Malkovick, respectivamente, pelo secretário de organização do comitê municipal, Ricardo Teixeira, além de contar também com a participação do pastor Oliver Goiano.

Alan Novais destacou a força do partido na cidade e atuação parlamentar na construção de uma Maricá mais justa e melhor para todos.

“Fruto de uma articulação e de um esforço coletivo, o PCdoB de Maricá foi o segundo partido mais votado da cidade, com mais de 12 mil votos na última eleição. O mandato dos vereadores do PCdoB tem sido importante pela atuação pelo destaque que os vereadores têm dado às principais demandas do município. Preciso comentar também que é impressionante o novo ciclo que Maricá tem vivido através da Somar, através do ótimo trabalho que está sendo feito pelo presidente da Somar, Renato Machado, representando aqui na nossa conferência o prefeito Fabiano Horta”.

Para o presidente Batista Lemos, é urgente a unificação da esquerda para enfrentar o governo Bolsonaro.

“Essa conferência me lembra de quando entrei no PCdoB e de todas as lutas que participei. Hoje, dado o desmonte e retrocesso que enfrentamos com esse governo genocida, precisamos levantar a bandeira da frente ampla. Precisamos combater as fake news para derrotar Bolsonaro e tudo o que ele representa”.

A deputada Jandira Feghali exaltou a diversidade como via de construção democrática e enfatizou a importância do encontro na construção de um partido vivo e em constante evolução.

“A democracia está na valorização da diferença. A conferência é um momento muito democrático do nosso partido, em que avaliamos nossos erros e acertos. É onde a gente consegue balancear a nossa direção e propor os desafios do futuro para um novo período. É onde o PCdoB se cria e renasce”.

Para o vereador Dr. Richard, todo o esforço conjunto da esquerda tem gerado frutos para os maricaenses.

“Muito me orgulha estar ao lado de pessoas que realmente fazem pelo nosso município, como Renato Machado e o prefeito Fabiano horta. Sem eles, Maricá não estaria como está hoje. Infraestrutura, programas sociais como PAT, PAE, FOMENTA, MUMBUCA, temos o vermelhinho. Na educação, o passaporte universitário empoderando nossos jovens. Tudo isso é motivo de orgulho para nós. E vamos continuar lutando por mais”.

O vereador Xandi de Bambuí ressaltou a atuação do governo em prol da população pesqueira.

“A economia da cidade tem participação de muitas famílias envolvidas na pesca, que é de onde eu vim. É muito gratificante participar da construção de uma Maricá melhor e saber que temos um governo de esquerda, que olha para as pessoas. O esforço do prefeito Fabiano para ajudar a melhoras nossas lagoas e, assim, ajudar a economia da cidade de Maricá através da pesca, é essencial para a população.

Romário Galvão exaltou o crescimento da legenda na cidade.

“O PCdoB sempre buscou ter sua cara, sua marca e demarcar sua política na cidade de Maricá. Começamos tão pequenos e temos, agora, um conjunto de companheiros, um quadro enorme de militantes que nos ajudam a construir e aumentar o partido aqui em Maricá, sendo o segundo maior na cidade”, e concluiu destacando o atual cenário do país: “O momento que estamos enfrentando é mais difícil da história do Brasil. Somos vítimas do descaso de Bolsonaro, que vende nossas empresas a preço de banana, um governo entreguista, que está vendendo o Brasil para o capital estrangeiro, e sentimos diretamente esse descaso no nosso bolso, na nossa alimentação e qualidade de vida.”

O pastor Oliver fez uma reflexão sobre como o papel do evangelho tem sido distorcido atualmente por parte dos cristãos.

“Infelizmente, o termo evangélico nos dias de hoje tem significado ter uma arma na mão, defender retrocesso, ditadura. Sem dúvida nenhuma, não foi isso que Jesus nos ensinou. Precisamos ressignificar o uso do evangelho, e nós, como esquerda, temos o dever e direito de renegar até o fim o uso errado da Palavra de Deus”.

Ao longo das últimas semanas, as reuniões de base mobilizaram aproximadamente 300 pessoas durante a pré-conferência. Foram nove encontros divididos em moradia nos bairros São José, Inoã, Centro, Pindobal e Bambuí, além das bases fração negra, mulheres, juventude e matriz africana.

Após o ato político, os delegados eleitos nas pré-conferências, e os delegados natos, membros da direção cessante, se reuniram para discutir as propostas de atuação partidária e eleger os novos dirigentes do comitê municipal. O encontro encerrou com a última votação do dia, reelegendo Alan Novais para dirigir o partido pelo próximo biênio.