Escolha uma Página

 

Durante o encontro com representantes da Cultura, no último sábado (12), Leonardo Giordano (PCdoB/Niterói) entregou ao ex-presidente Lula uma placa com o nome da Rua Paulo Gustavo, em homenagem ao artista niteroiense, que faleceu vítima da Covid-19, em maio deste ano.

De acordo com Giordano, a simbologia da placa é muito marcante do ponto de vista político. “A troca do nome da rua foi realizada por meio de consulta popular na cidade, que envolveu mais de 30 mil pessoas. Saiu o nome de um militar, conhecido por suas atrocidades e violência, e entrou o de um artista, que defendeu o amor, a vida e a cultura. Neste momento tão obscuro, ações como essa são marcos históricos no resgate e na luta por um país livre do fascismo”.

“Através da cultura podemos recuperar a tão sonhada cidadania; reconstrução deste país passa pela cultura”, afirmou Lula durante o encontro, apontando o setor cultural também como fonte de riqueza econômica.

Atual secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano destacou, ainda, as iniciativas da cidade voltadas para a economia criativa. “Niterói investiu mais de R$ 20 milhões no setor cultural este ano. O resultado disso foi geração de emprego, renda e, principalmente, a garantia do sustento de quem vive da cultura. As ações estratégicas que desenvolvemos têm produzido impacto positivo na economia e na vida das pessoas. Cultura é um direito e vamos seguir lutando para garantir isso a todos”.

Para Giordano, as ações são fundamentais para a sustentabilidade do setor e dos trabalhadores em tempos de pandemia. “Paulo Gustavo foi vítima da Covid-19, assim como mais de 460 mil brasileiros”, destaca. “A doença, contudo, poderia ter sido controlada de forma mais eficaz, se o governo federal tivesse compromisso com a sociedade. O desafio, hoje, é lutar pela vida, por vacina e renda. Diante desse cenário, para nós, que trabalhamos para a cultura, a prioridade é garantir que os trabalhadores e trabalhadoras do setor consigam se manter financeiramente, mesmo com atividades suspensas, sem ter que colocar a vida em risco. E estamos fazendo isso por meio das políticas públicas culturais em Niterói”.

Foto: Ricardo Stuckert