Escolha uma Página

O PCdoB-RJ reuniu nos dias 21 e 22 de maio o seu Comitê Estadual para debater os desafios do Estado do Rio de Janeiro para o próximo período. Na reunião foi deliberado e aprovado uma resolução política, documento sobre a atuação dos comunistas nos movimentos sociais e aprovação de um planejamento estratégico para o próximo período.

Na resolução política, em sintonia com os desafios estipulados pelo Comitê Central, o PCdoB marca a oposição ao governo Claudio Castro, que alinhado aos interesses de Bolsonaro, vem perpertuando a crise fluminense de forma a liquidar o patrimônio público, com a venda da CEDAE, e uma política genocida como à exemplo da chacina do Jacarezinho. Nesse sentido, “PCdoB-RJ se posiciona como oposição frontal ao Governo Estadual e trabalhará incansavelmente para a construção da Frente Ampla de Salvação do estado do Rio de Janeiro.”

A resolução ainda ressalta a preparação desde já para os desafios da nova regra eleitoral que impõe o desempenho de 2% nas votações proporcionais e a exigência de chapa própria para deputado estadual e federal. Assim, a direção estadual conclama todo o conjunto do Partido para Diante desta situação ainda instável em que regras do jogo poderão ser alteradas devemos dar curso à construção das chapas à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, com prioridade para a chapa de candidaturas a deputado(a) federal. Dessa forma vamos apresentar, como ponto de partida, lideranças eleitorais do PCdoB-RJ para a disputa que decide a superação da cláusula de barreira”

Confira a Resolução Política na íntegra:

As eleições de 2022 representam a possibilidade de derrotar o obscurantismo e restabelecer a democracia no Brasil. O PCdoB além de somar esforços na construção de uma aliança que seja capaz de defender o nosso povo, deve zelar pela construção de seu projeto eleitoral para 2022 com vistas à superação da cláusula de barreira.

Nesse sentido devemos antecipar ao máximo a construção desse projeto. No Rio de Janeiro devemos levar em conta a formação de um campo político democrático, da esquerda para o centro, compromissado com a retomada do desenvolvimento e a superação da crise que assola nosso estado. Tal articulação deve se amalgamar à construção das chapas próprias de Federal e de Estadual viáveis para a superação da cláusula de barreira e a ampliação da representação parlamentar do partido no Estado do Rio de Janeiro.

Considerando o posicionamento do Governador recém-empossado, Sr. Cláudio Castro, se alinhando plenamente com a política bolsonarista, o que ficou flagrante no desrespeito ao poder legislativo no processo de privatização da CEDAE e na tragédia da chacina do Jacarezinho, o PCdoB-RJ se posiciona como oposição frontal ao Governo Estadual e trabalhará incansavelmente para a construção da Frente Ampla de Salvação do estado do Rio de Janeiro.

Em nosso estado o quociente eleitoral para deputado federal é superior aos 2% dos votos previstos na cláusula de barreira. Desta forma, ao cumprir o objetivo central de eleger deputadas e deputados em chapa própria, o estado já contribuirá para a cesta nacional em percentual superior estabelecido cláusula de barreira. Nossas metas para 2022 devem partir deste patamar e incluir este esforço para a ampliação das bancada federal e estadual.

Diante desta situação ainda instável em que regras do jogo poderão ser alteradas devemos dar curso à construção das chapas à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, com prioridade para a chapa de candidaturas a deputado(a) federal. Dessa forma vamos apresentar, como ponto de partida, lideranças eleitorais do PCdoB-RJ para a disputa que decide a superação da cláusula de barreira. Todas as direções municipais e frentes de atuação devem se empenhar para este desafio.

Fora Bolsonaro, Em Defesa da Vida. Em Defesa da institucionalidade do Partido, indispensável para a democracia no Brasil.