Escolha uma Página

 

Corpos no chão, lares violados e metrô paralisado. Essas foram algumas lamentáveis cenas da chacina ocorrida hoje no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Até o presente momento são 25 mortos e outras dezenas de feridos, inclusive, passageiros do metrô que passavam pela estação de Triagem.

Esta é a primeira operação militar de Cláudio Castro como governador. O vice de Witzel, agora governador, foi eleito com um discurso bélico e de enfrentamento contra a própria população. Lembramos que esse tipo de operação em favelas já foi proibida pelo STF a partir da ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) que coloca como recomendação a não realização de nenhuma operação em favelas do estado do Rio de Janeiro durante esse momento de pandemia. Contudo, tal determinação é sistematicamente ignorada.

O PCdoB se solidariza com as famílias e os trabalhadores e trabalhadoras que tem cotidianamente as suas vidas ameaçadas, postas em perigos e com as rotinas alteradas por conta de operações policiais criminosas que ceifam a vida de inocentes. O Rio precisa de PAZ e isso se realiza a partir da geração de empregos para combater a fome e não com ações violentas e desproporcionais contra o nosso próprio povo.

Chega de chacina! Chega de violência!

Por um Rio desenvolvido, democrático e de Paz!

João Batista Lemos
Presidente Estadual do PCdoB-RJ

Rodrigo Weisz
Presidente Municipal do PCdoB Carioca