Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil  do Rio de Janeiro comunica o falecimento da militante Célia Citeli Pereira no dia 12 de abril de 2021, sendo mais uma vítima da Covid-19. Dona Célia, como era conhecida, ingressou no Partido ainda no final da década de 70, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Trabalhou como merendeira na escola do bairro e, viúva, criou os seus 7 filhos. Militante do Partido, colaborou na construção do Movimento de Bairros na cidade. Em 1978 organizou o Grupo Amigos do Bairro de Santa Amélia, em que mais tarde, em 1981, se transformaria na Associação de Moradores.

Junto com o movimento de bairros, Dona Célia sempre fez a luta das mulheres. Foi uma das organizadoras dos dois Encontros de Mulheres da Baixada acontecidos respectivamente em 1980 e 1981. Igualmente, participou do Congresso de Fundação da União Brasileira de Mulheres (UBM) realizado na Bahia e, voltando ao Rio, agiu rapidamente para a organização da entidade na baixada fluminense. 

Em 1987, quando a institucionalidade do PCdoB esteve ameaçada, Dona Célia foi uma das mais entusiastas da campanha de porta em porta para garantir a legalidade do Partido, tornando-se uma referência para toda uma geração. 

Dona Célia sempre esteve na linha de frente das lutas populares e respondeu ao chamado do Partido para compor a nossa chapa na década de 90, sendo candidata a vereadora. Não houve, por mais de quatro décadas, um processo eleitoral que não contasse com a garra e luta de Dona Célia. Sua última atividade presencial, numa plenária da UBM de Belfort Roxo, a nossa camarada participou ativamente da discussão em torno da construção de nosso projeto política para a cidade. 

Essa foi Dona Célia: uma lutadora incansável, na defesa da luta pelo povo, na construção de um Brasil soberano e socialista. Aqui prestamos a nossa singela homenagem a essa camarada!

DONA CÉLIA, PRESENTE!

João Batista Lemos

Presidente do PCdoB-RJ