O vereador Leonardo Giordano foi reeleito na cidade de Niterói nas eleições do último domingo, 15 de novembro.

O parlamentar do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) recebeu 2.676 votos e confirmou sua reeleição para a Câmara Municipal de Niterói. O PCdoB foi o sexto partido mais votado na cidade.

Leonardo Giordano concedeu uma entrevista ao Portal do PCdoB-RJ destacando o crescimento do Partido em Niterói e falando sobre a campanha eleitoral e acerca dos projetos e desafios do mandato na próxima legislatura.

Confira a entrevista do vereador comunista na íntegra:

Como foi a campanha eleitoral e como os eleitores receberam as suas propostas e ideias nas ruas da cidade?

Foi uma campanha dura, enfrentando as limitações da pandemia, a agressividade do Bolsonarismo e o anticomunismo. Ainda assim nós conseguimos travar um ótimo debate público, falando com muitas categorias e grupos sociais. Foi uma campanha coletiva e cheia de afeto, portando uma mensagem de luta política por justiça. Muita pessoas estiveram envolvidas e construíram juntas um conjunto de propostas e de ações que tomaram a cidade. Enfrentamos ataques e ódio com debate público e conteúdo, assim vencemos. O nosso Partido cresceu 251% a sua votação na nossa cidade!

Quais os principais desafios que devem ser enfrentados no município a partir de 2021?

A cidade de Niterói tem avançado e construído novos direitos sociais para sua população. Muitas obras públicas importantes saíram do papel, com destaque para contenção de encostas. Os avanços da cidade tem sido notáveis. Ainda precisamos avançar na educação integral, na melhora em relação a exames e distribuição de medicamentos, na implantação de uma malha cicloviária e na descentralização cada vez maior dos investimentos culturais. Há muito a ser feito e estou muito animado com o futuro e com os desafios que vamos superar!

Após a vitória nas urnas, quais serão as prioridades do seu mandato?

Nós sempre fomos muito firmes na questão da cultura e da descentralização de recursos para atingir toda cidade, especialmente as comunidades empobrecidas. Geração de emprego e renda, economia solidária, meio ambiente, defesa dos direitos humanos e educação também são temas muito presentes no nosso trabalho. Essa campanha teve uma grande virtude, que foi a diversificação de temas, vai ter ainda mais diversidade no nosso mandato. Nós começamos uma relação muito boa com o movimento evangélico progressista, mantendo todas as nossas históricas defesas quanto à liberdade religiosa, o estado laico, os direitos das mulheres e da população LGBTI. Vamos seguir prestando contas e fazendo um mandato de rua, aberto à toda a população.

Como você avalia a composição da Câmara Municipal após o resultado das eleições?

Melhorou na qualidade de seus representantes. O Bolsonarismo foi amplamente derrotado e chega tímido ao parlamento. Há uma estabilidade política necessária ao novo governo do PDT, que é uma continuidade progressista que já virou tradição em Niterói. Acredito que teremos um parlamento ainda mais ativo e qualificado. O PCdoB tem grande contribuição a dar à cidade, foi o sexto Partido mais votado aqui, ficando apenas 200 votos atrás do PT. As bancadas da esquerda são qualificadas e volumosas. Não vai ter muito espaço para retrocessos, isso me deixa confiante e animado.