Escolha uma Página

Robson Dias é o candidato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à prefeitura de Resende nessas eleições.

Na reta final campanha decisiva, Robson Dias falou sobre o atual momento de Resende e apresentou suas prioridades e propostas para a cidade.

Confira a entrevista com o candidato do PCdoB a prefeito de Resende:

1) Qual sua avaliação da atual gestão da Prefeitura da sua cidade?

Infelizmente, a atual gestão mantém práticas de uma política assistencialista e que não prioriza mudanças estruturais na cidade. O que vimos foram, de fato, apenas melhorias de fachada: pinturas de escolas e unidades de saúde, reformas de outros prédios públicos… Isso é muito pouco. Resende continua a ter hoje um grande número de crianças aguardando vagas em creches, déficit habitacional, entre outros problemas que contribuem significativamente para a manutenção e agravamento das desigualdades sociais.

2) Por qual razão decidiu se candidatar ao cargo de Prefeito?

A decisão de concorrer ao cargo de prefeito de Resende foi uma decisão coletiva dos membros do PC do B. Entendemos a necessidade da criação de uma frente progressista no município. Queremos mostrar à população que é possível, sim, realizar um governo pautado na justiça social.

3) Qual o maior desafio que terá que enfrentar se eleito Prefeito?

Acredito que o maior desafio será lidar com a crise econômica que vivemos e que tende a se agravar no próximo ano. Será necessário criar emprego, garantir renda e aquecer a economia do município. Pretendemos fazer isso integrando as políticas dos demais municípios da região. Não queremos realizar uma prática de atração de grandes empresas e indústrias com isenções fiscais. Isso prejudica o município e os municípios vizinhos. Além disso, pretendemos ampliar o turismo e as atividades ligadas à sustentabilidade da cidade (como as cooperativas e empresas de reciclagem); favorecer o comércio local e o setor de serviços.

4) Quais são as suas propostas para as áreas de Saúde e Educação, temas que sempre são importantes para os municípios e para a vida das pessoas?

Na área da saúde, a primeira medida será a valorização do profissional. Adotaremos o regime de 30 horas semanais para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Garantiremos direitos a todos os trabalhadores da
área da saúde, melhorando o plano de cargos e carreiras, em discussão com os representantes da classe. Realizaremos novos concursos públicos. Na educação, considerando a possibilidade de restrições das atividades escolares até a vacinação para o coronavírus, pretendemos, inicialmente, garantir a alimentaçãoadequada dos escolares; garantir apoio às famílias que estão cuidando das crianças através de ações conjuntas da Educação e da Assistência Social; garantir que as atividades escolares cheguem a todos os estudantes.

5) Qual será sua primeira medida como Prefeito?

Minha primeira medida como prefeito será fazer uma avaliação dos processos de trabalho dentro das secretarias de forma ampla e realizar audições dos atuais Conselhos existentes na cidade para que possamos elaborar estratégias eficientes de trabalho, com a participação dos órgãos representativos da população.