Nessas eleições, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está disputando a prefeitura de Belford Roxo com Assis Freitas.

O candidato comunista a prefeito da cidade participou da série de entrevistas do Portal PCdoB-RJ e falou sobre questões importantes de Belford Roxo.

Assis criticou a gestão da cidade e destacou as suas propostas para o município da Baixada Fluminense.

Confira a entrevista na íntegra:

QUAL SUA AVALIAÇÃO DA ATUAL GESTÃO DA PREFEITURA DA SUA CIDADE?

Hoje na cidade de Belford Roxo temos uma gestão da linha bolsonarista. Usam todo “poder” que tem para perseguir os trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade.
Ao final desse governo não estamos vendo nenhuma obra ou benfeitoria que fique como marco dessa gestão, a não ser o desmonte nesses últimos 4 anos na cidade, tendo como exemplo a tentativa de “apagar” a história, derrubando pórtico, mudando hino, retirando árvores, dentre muitos outros. Sem contar as inúmeras denúncias por corrupção, este o primeiro Prefeito afastado do cargo na história de Belford Roxo.

POR QUAL RAZÃO DECIDIU SE CANDIDATAR AO CARGO DE PREFEITO?

Decidi ser candidato a Prefeito pois em 30 anos de emancipação nunca foi eleito na cidade de Belford Roxo um Prefeito que tivesse preocupação com a população belforroxense e com as causas sociais.
Temos como meta investir muito na Educação. Uma de nossas prioridades é “construir” o IFRJ para propiciar aos nossos munícipes o acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade; qualificando nossa população para o mercado de trabalho. Quero ver Belford Roxo como uma cidade educadora.
Ao ser eleito, vou colocar em prática o Projeto de saneamento básico na cidade. Também darei todo apoio aos conselhos populares para que juntos possamos construir um governo participativo, onde toda a população se sinta responsável pelo desenvolvimento da nossa cidade.

QUAL O MAIOR DESAFIO QUE TERÁ QUE ENFRENTAR SE ELEITO PREFEITO?

Nosso maior desafio será criar um Polo Industrial, onde temos a pretensão de atrair várias empresas para a cidade com isenção de impostos, gerando oportunidades aos munícipes de reinserção ou inserção no mercado de trabalho, fazendo a economia da cidade se movimentar e deixando para trás a imagem de cidade dormitório. Dentre muitos outros desafios, também estão a revitalização de toda a extensão da Avenida Joaquim da Costa Lima e a realização do serviço de saneamento básico em nossa cidade, uma vez que nem 5% do município tem essa infraestrutura.

QUAIS SÃO AS SUAS PROPOSTAS PARA AS ÁREAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO, TEMAS QUE SEMPRE SÃO IMPORTANTES PARA OS MUNICÍPIOS E PARA A VIDA DAS PESSOAS?

Em relação a área da saúde, penso que precisamos trabalhar com a prevenção dos casos. Vou implantar o médico da família em todos os bairros da nossa cidade, onde os mesmos ficarão responsáveis por visitar um determinado quantitativo de famílias, atendendo-as em suas residências e, caso necessário, já direcionando-as para o atendimento especializado com dia e horário marcados. Implantaremos um aplicativo onde todos terão acesso ao sistema de saúde do município e poderão saber onde tem cada especialidade médica, assim como, os dias de atendimento. Dentre outras medidas na área da saúde, está a ampliação do Hospital do Joca com a construção de um Centro Cirúrgico e Maternidade, ambos equipados com modernas tecnologias; construção de UBS (Unidades Básicas de Saúde); imediata efetivação de todos os guardas de endemias.
Na área educacional, nosso primeiro compromisso é devolver a todos os profissionais o Plano de Cargos e Salários, retirado pela atual gestão, valorizando os trabalhadores e trabalhadoras coma garantia dos seus direitos. Dentre outras medidas, estão a ampliação do número de creches no município e o seu horário de funcionamento, reestruturação dos CIEP’s municipalizados, oferta de bolsas de estudo aos jovens que façam cursos profissionalizantes, e a criação de um Fórum Municipal de Educação.

QUAL SERÁ SUA PRIMEIRA MEDIDA COMO PREFEITO?

Ampliar o Hospital do Joca, com maternidade, clínica dos olhos, e com cirurgias em geral; implantação da Moeda Social Belford, que é um benefício destinado a todas as famílias com renda de até 1 salário mínimo; criação da empresa pública de transporte para viabilizar os ônibus gratuitos (Tarifa Zero) circulando por toda a cidade de Belford Roxo; realização de concurso público para todas as áreas.