O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu disputar a prefeitura de Angra dos Reis lançando Jane Moté como candidata a prefeita desse importante município do Rio de Janeiro.

A candidata comunista respondeu uma série de perguntas sobre Angra dos Reis e sobre as eleições municipais deste ano. Jane Moté fez duras críticas às últimas gestões da prefeitura da cidade, afirmando que:

“A atual gestão de Angra dos Reis é voltada para poucos, com as comunidades periféricas sendo lembradas, com obras de maquiagem e/ou superfaturadas, apenas nos anos eleitorais. Foi assim nos 3 mandatos do atual Prefeito. O povo sofre com Educação precária, Saúde desestruturada, desemprego, transporte ineficiente, enfim, o abandono está presente em todas as áreas”.

Jane Moté também destacou os motivos que a levaram a disputar a prefeitura da cidade:

“Sou servidora há 27 anos, jornalista pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas e vejo entrar e sair Governo sem que políticas sérias sejam implantadas, apesar do Orçamento de quase R$ 1,5 bilhão. Angra precisa deixar de ser dos Reis para ser uma Angra para Todos! Minha candidatura é a alternativa para os que realmente querem mudar o destino de nosso povo, em especial de nossos jovens, que não têm acesso à qualificação e ao 1º emprego e acabam enveredando por caminhos tortuosos”, disse a candidata do PCdoB.

A candidata ainda salientou que é preciso “azeitar a máquina pública que, com sua folha de pagamento, aluguéis, insumos, entre outras coisas, consome cerca de 70% do orçamento municipal”. De acordo com a representante do PCdoB, somente dessa maneira seria possível “valorizar os servidores e melhorar os serviços públicos, bem como, implantar os novos projetos que se fazem necessários”.

Jane Moté fez questão de afirmar que as áreas da Saúde e da Educação serão prioridades em sua gestão. Segundo a candidata do PCdoB:

“Estas áreas são prioritárias e carecem de uma série de investimentos. Na Saúde, o primeiro passo é a informatização, integrando os sistemas de atendimento. Vamos implantar a Clínica da Mulher e a Clínica de Reabilitação e viabilizar o funcionamento do Centro de Oncologia. Também iremos ampliar a oferta de medicamentos, fortalecer o Programa de Atenção à Saúde Mental, potencializar os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e implantar o Programa de Saúde e Proteção Animal”.

Vislumbrando uma vitória eleitoral, Jane Moté falou sobre as suas primeiras medidas à frente da prefeitura de Angra dos Reis:

“Vamos fazer uma Reforma Administrativa, reduzindo os cargos comissionados e valorizando os servidores, o que irá gerar grande economia para o Município. Paralelamente, iremos analisar todos os contratos em vigor firmados pelo Município e iniciar a elaboração do nosso Plano Plurianual, debatendo o Orçamento de forma participativa”.