Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está disputando a prefeitura de Duque de Caxias nessas eleições. Os comunistas lançaram Samuel Maia como candidato a prefeito dessa importante cidade da Baixada Fluminense (terceira maior do estado em número de habitantes).

Samuel Maia concedeu uma entrevista ao Portal PCdoB-RJ e falou sobre os desafios e as prioridades no município. Samuel chamou a atenção para o grande potencial de Caxias e criticou os graves problemas na gestão da cidade:

“A cidade de Duque de Caxias cresce seu PIB, desde os anos de 1940 (Chegada da Fábrica Nacional de Motores – FNM) e, sobretudo, a partir de 1961 (com a REDUC-PETROBRÁS), em ritmo Inglês. Porém, um grupo de 10 famílias apropriou-se das riquezas geradas e produziu uma cidade com padrão de vida de um país como Gana, vivemos no “INGANA”: PIB Inglês em Gana. Assim, a gestão atual é representante destas 10 famílias e mantém os privilégios desta casta, deixando 1 milhão de moradores em total desassistência”, afirmou o candidato do PCdoB.

Ao abordar os problemas da cidade, Samuel Maia ressaltou a sua motivação para disputar a prefeitura:

“Quero ser prefeito de Caxias para mudar essa realidade que vivemos na cidade. Venho do Brasil profundo, sou filho de lavrador e empregada doméstica analfabeta, e a educação foi o instrumento que me fez ter mudança de mente e social. Quero minha cidade com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do tamanho do seu PIB”.

Ciente da necessidade de ampliar os investimentos na Saúde e na Educação públicas, Samuel Maia citou algumas de suas propostas para essas áreas tão importantes para a população. De acordo com o candidato, estão entre as suas prioridades:

“A recuperação estrutural das Unidades Básicas de Saúde, do Programa Saúde da Família, da Policlínica e do Hospital Municipal. Plano de Cargos e Salários para os profissionais de Saúde e a transformação do Hospital Municipal Moacyr do Carmo em Hospital Regional (a saúde preventiva vai ser o foco). Fim das Organizações de Saúde e garantia de Concurso Público. Na Educação, vamos recuperar o Plano de Cargos e Salários do setor, bem como, a infraestrutura da rede municipal. Vamos investir nas Escolas em Tempo Integral e na formação continuada dos profissionais. Também levarei água às escolas que ainda dependem de carro-pipa e criarei a Universidade da Educação para integrar a rede pública e privada, visando à elevação do IDEB da cidade”.

Samuel Maia ainda afirmou que Duque de Caxias enfrenta “a destruição e a privatização de todos os serviços, bem como, o rombo financeiro praticado pela quadrilha que tomou de assalto a prefeitura”. Para transformar Caxias, o candidato do PCdoB garantiu:

“Vamos transformar a Prefeitura de Duque de Caxias em uma instituição realmente pública, servindo ao povo. Faremos uma grande auditoria e responsabilizaremos os ladrões de nossos cofres. Queremos cada centavo roubado de volta. Além disso, vamos restabelecer imediatamente o calendário de pagamentos dos servidores municipais”.