A candidata do PCdoB a vice-prefeita do Rio de Janeiro (RJ), deputada estadual Enfermeira Rejane, junto da candidata a prefeita, Benedita da Silva (PT), estiveram, nesta quarta-feira (21), na Casa de Parto David Capistrano Filho, referência em atendimento ao parto humanizado, e de resistência aos entraves da gestão pública, que fica localizada no Realengo, Zona Oeste do Rio.
A Casa de Parto David Capistrano Filho é o único estabelecimento que funciona na cidade e deve servir de modelo | Imagem: Facebook
Em seu blog, Rejane, que representa classe da enfermagem há três mandatos, relembrou as muitas vezes em que esteve no local, defendendo seu adequado funcionamento. “Já ajudamos até a capinar o quintal da instituição, que é gerida por enfermeiras e foi abandonada na gestão do Crivella”, comentou. Benedita prometeu que, uma vez eleitas para governar a cidade, as duas irão não apenas apoiar o espaço, mas multiplicar a proposta das casas de parto em outras regiões da cidade. Mais uma proposta prevista nas políticas públicas voltadas para a mulher.
VITÓRIA DA ENFERMAGEM
Enfermeira Rejane ainda comemorou a decisão da Justiça na última quinta-feira (15), em favor da enfermagem na questão das casas de parto. A Justiça Federal suspendeu as Resoluções nº 265 e 266/2012 do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), que proibiam a participação de médicos na equipe de retaguarda dos partos domiciliares e restringiam, de forma ilegal, a atuação de profissionais da saúde na assistência ao parto em ambiente hospitalar. “Além de uma importante vitória do Coren-RJ, que lutava há oito anos contra isso, é uma vitória para a saúde de todas as mulheres do Rio de Janeiro”, destacou.
__
Do Portal PCdoB, Bárbara Luzan, com informações de agências