O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro está apostando em um inédito e contundente projeto eleitoral em 2020. Os comunistas lançaram candidaturas próprias para a prefeitura de importantes cidades no estado, além de apresentarem chapas fortes e plurais para as Câmaras Municipais da capital e de vários municípios.

O PCdoB terá candidatas e candidatos à prefeitura em 14 cidades. Em São Gonçalo, o Partido lançou a candidatura de Isaac Ricalde; em Duque de Caxias, Samuel Maia; em Campos dos Goytacazes, Roberto Henriques; Assis Freitas, em Belford Roxo; Lívia Miranda, em Petrópolis; Alexandre Habibe, em Volta Redonda; Antônio dos Santos, em Mesquita; Jane Moté, em Angra dos Reis; Robson Dias, em Resende; Edmilson Gomes, em Queimados; Mauro Arêdes, em Barra do Piraí; Cosme Souza, em Saquarema; Agapito Plovier, em São Fidélis; e Evaldo, em Bom Jesus do Itabapoana.

O PCdoB também lançou a candidatura da Enfermeira Rejane a vice-prefeita do Rio de Janeiro, ao lado de Benedita da Silva; bem como, o nome de Norival Costa para vice de Titinho, em São João de Meriti.

O presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, falou sobre o projeto eleitoral do Partido no estado e destacou a importância das eleições de 2020:

“A eleição desse ano tem uma importância muito grande na luta política do nosso povo contra o neofascismo e o neocolonialismo que está trazendo a miséria para os trabalhadores brasileiros, em especial, no Rio de Janeiro. A pobreza, o desemprego e a desigualdade social estão aumentando muito no Brasil, nas cidades do nosso país e do nosso estado. Milhões de pessoas estão ganhando menos que meio salário mínimo. E esse cenário é agravado por essa pandemia que já causou dezenas de milhares de mortes. Nessa eleição, estamos enfrentando a ofensiva reacionária do governo Bolsonaro, que retira direitos dos trabalhadores e provoca a miséria no Brasil. Um dos principais objetivos do PCdoB nessas eleições é unir forças para derrotar Jair Bolsonaro e essa política entreguista que está trazendo consequências muito graves para o Brasil e para o estado do Rio de Janeiro”.

Batista também fez questão de salientar o novo posicionamento tático dos comunistas do PCdoB nesse processo eleitoral:

“O Partido está adotando uma nova tática, se lançando com a sua cara e sua fisionomia próprias, apresentando propostas concretas a partir dos problemas dos municípios do Rio de Janeiro dentro dessa conjuntura nacional de ofensiva das classes dominantes, sobretudo, através dos banqueiros. Afinal, os bancos estão lucrando muito com essa situação, enquanto a indústria está sofrendo perdas, sobretudo, as de pequeno e médio porte”.

Sem esquecer a perspectiva unitária, o presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também comentou a decisão do PCdoB de apresentar candidaturas próprias em cidades importantes do estado:

“O PCdoB entendeu que, principalmente nas cidades com segundo turno, é possível lançar candidaturas próprias para ocuparmos os espaços e apresentarmos as nossas propostas, buscando uma saída que mude o rumo da política em nosso país a partir dos problemas concretos de cada cidade. Por conta disso, consolidamos candidaturas majoritárias em 14 cidades, são mulheres e homens que estão apresentando as ideias do Partido, as propostas dos comunistas para uma cidade mais democrática e mais humana, com geração de emprego e renda, com o desenvolvimento da Cultura e da Ciência e Tecnologia, com ampliação dos investimentos em Saúde, Lazer e Educação. Acreditamos que a unidade é uma necessidade urgente e, por isso, também lançamos a candidatura de Rejane a vice-prefeita ao lado da Benedita para o campo popular disputar o segundo turno na capital. Também apresentamos um candidato a vice-prefeito em São João de Meriti, Norival Costa vai compor a chapa com o Titinho (candidato a prefeito)”.

Batista voltou a lembrar do impacto das eleições de 2020 na disputa eleitoral decisiva de 2022, destacando, a necessidade da unidade e do fortalecimento do campo progressista e popular:

“A esquerda e o campo progressista precisam crescer nessas eleições, temos que construir uma nova correlação de forças a partir desse processo eleitoral. Precisamos ter um novo quadro de forças nas Câmaras Municipais e nas Prefeituras. Isso será muito importante para a grande batalha de 2022, que será um divisor de águas em que devemos construir um novo rumo para o país. Não podemos permitir que o Brasil permaneça refém dessa política ultraliberal que retira direitos e precariza as relações de trabalho, que entrega as nossas riquezas para o capital internacional. Por isso é necessário que as forças do campo progressista se fortaleçam e se unam. Nesse sentido, também é fundamental que o PCdoB saia fortalecido, inclusive, para superar a cláusula de barreira antidemocrática e manter a nossa institucionalidade em 2022. Por conta disso, também é muito importante eleger prefeitos e vereadores, além de promover lideranças nas cidades, nos bairros, e nas frentes de atuação profissional”.

Quer saber mais sobre as candidatas e candidatos do PCdoB? Acompanhe a série de entrevistas com os representantes do Partido na disputa pela prefeitura de 14 cidades no estado.