Escolha uma Página

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota, seu total repúdio e indignação com mais uma série de ataques e ilegalidades que recaem sobre os trabalhadores da agricultura familiar que vivem no Acampamento Emiliano Zapata, em São Pedro da Aldeia.

Desde seu nascimento, em julho de 2017, o Acampamento reúne dezenas de famílias de trabalhadores que usam da terra para seu sustento e tem sido alvo de constantes ataques de um grileiro, identificado pelos residentes no local como Matheus. Desde cerca quebradas, ameaças até incêndios na plantação e nas casas, o conflito local foi escalonando, com os trabalhadores e trabalhadoras do campo reclamando da conivência da polícia militar.

O ápice dos conflitos se deu há pouco tempo e culminou com o assassinato do trabalhador rural conhecido como Mineiro, em julho de 2020, em plena pandemia do novo coronavírus. Desde então, diversas entidades se reúnem para defender os direitos dos agricultores e agricultoras. Um novo capítulo de terror e ilegalidades, no entanto, aconteceu nessa segunda-feira (31).

Após um estranho incêndio, controlado com ajuda da Guarda Florestal, e com a produção de “Fake News” nas redes sociais por capangas do grileiro Matheus, onde os trabalhadores eram acusados de colocar fogo nas terras, policiais (alguns fardados e outros sem farda e sem se identificar), sem nenhum tipo de ordem judicial ou conhecimento do delegado ou do promotor, compareceram ao acampamento para mais um ato de intimidação, chegando ao cúmulo de deter a camarada Silvana, uma das lideranças que se encontrava no acampamento.

Nós, da Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro, nos solidarizamos com todas as famílias do Acampamento Emiliano Zapata, nos irmanamos em sua luta e exigimos do Estado providências imediatas para que se acabem com as ilegalidades no local e seja garantida a segurança de todas as famílias.

É dever do Governo do Estado e da Prefeitura de São Pedro da Aldeia a garantia da integridade de cada acampado naquelas terras. A violência no campo precisa acabar! Não toleraremos que mais sangue seja derramado no Emiliano Zapata por conta da incompetência das autoridades competentes para garantir a segurança do povo trabalhador.

Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 2020