Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil do Estado do Rio de Janeiro vem por meio desta nota se solidarizar com as famílias e trabalhadores rurais do Acampamento Emiliano Zapata e denunciar os recentes casos de violência que, lamentável e covardemente, resultou no assassinato do trabalhador Carlos Augusto Gomes, conhecido como Mineiro, morto a tiros por pistoleiros que aterrorizam os trabalhadores que vivem no local.

O Acampamento Emiliano Zapata é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio de Janeiro (Fetagri/RJ) e conta com apoio da CTB Rio de Janeiro. A terra onde os trabalhadores se encontram assentados (Fazenda Negreiros) foi desapropriada pelo Incra em 2008. No entanto, apenas 450 hectares da fazenda foram efetivamente destinados para a reforma agrária, área onde foi criado o Assentamento Ademar Moreira, com 21 famílias. Os outros 820 hectares da fazenda acabaram não sendo destinados a assentamento, o que gerou a ocupação pelos trabalhadores e trabalhadoras desde 2017, com cerca de 40 famílias residindo no local.

O Partido Comunista do Brasil acionou a ALERJ e a OAB-RJ, além de outras entidades de direitos humanos com a finalidade de impedir mais ataques que ameaçam essas famílias. Além da nossa aguerrida militância, por meio da CTB-RJ e demais entidades sindicais, que vem lutando pelo direito a terra e denunciando essas ameaças.

Exigimos das autoridades medidas que garantam a segurança dos agricultores e suas famílias, bem como a fiscalização, a garantia do direito à terra e o fim dos latifúndios improdutivos. Queremos célere apuração de quem está por detrás desse ataque e as punições aos mesmo na devida ordem da lei.

Em defesa da Democracia, da Vida e dos Direitos do povo.

Batista Lemos – Presidentedo PCdoB-RJ