Escolha uma Página

A Comissão Política Estadual do PCdoB-RJ se reuniu no dia 02 de abril por meio de videoconferência. Por motivos do isolamento social imposto pelo coronavírus e seguindo a orientação da Comissão Política Nacional, foi a primeira vez que este fórum foi realizado integralmente de modo digital. 

O cenário mundial transformou-se aceleradamente em virtude da pandemia do Covid-19, em que a recessão econômica mostra-se já como um fato. O capitalismo global, em crise estrutural, evidenciou a sua incapacidade de responder a essa crise, deixando para trás o ideário neoliberal e aumentando momentaneamente a participação do Estado como parte da solução. Somente com um desenvolvimento público forte e pujante será capaz de nos conduzir para fora dessa crise e da recessão. 

A condução do presidente Bolsonaro mostra-se desastrosa, incompetente e incapaz de solucionar o impasse colocado pelo vírus. No Equador, por exemplo, onde as regras de isolamento social não foram respeitadas, já houve um colapso no sistema funerário e as famílias já não tem onde enterrar seus mortos. Não desejamos essa realidade para os brasileiros.

O Congresso Nacional vem tentando construir alternativas que desenhe um outro horizonte para além das propostas do governo. O conjunto de Medidas Provisórias enviadas por Bolsonaro representam o retrocesso ao jogar nos trabalhadores(as) a conta a ser paga por essa dívida. Por isso, acreditamos que esse é o momento de regulamentar o inciso VII do artigo 153 da Constituição Federal e taxar as grandes fortunas. Isto coloca a necessidade de uma repactuação de amplas forças populares e democráticas pela salvação nacional.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vem adotando medidas positivas no enfrentamento ao coronavírus em contraste ao governo federal, principalmente por adotar as medidas de quarentena. Entretanto, as respostas para as favelas e comunidades – com grande aglomeração de pessoas – ainda são muito insuficientes. Witzel, mesmo com a crise, mantém a sua política fiscalista e ameaça a privatização da CEDAE mesmo ela sendo lucrativa e com alta relevância social. 

O PCdoB orienta a todos comitês municipais, organizações socias, instituições da sociedade civil e movimentos sociais que atua e participa a realizar grandes campanhas de solidariedade para as famílias mais afetadas pelo isolamento social nas principais cidades do Estado. Ainda, o Partido orienta a todos os seus militantes a engajarem na campanha #PagaLogoBolsonaro, para que o auxílio construído pela oposição seja rapidamente pago para os brasileiros que mais precisam.

Eleições de 2020

A Comissão Política Estadual referendou o projeto eleitoral apresentado por sua direção orientada pela nova tática do PCdoB. Ainda até o último minuto é necessário concentrar esforços no fortalecimento das chapas e das pré-candidaturas majoritárias.

Na reunião destacou-se também o empenho de diversos comitês municipais em terem êxitos na montagem de chapa completa para vereadores a partir do impulso proporcionado pelas iniciativas do Movimento Comuns e do Movimento 65. Este fato mostra o fortalecimento das ideias de oposição ao Bolsonaro e a mobilização popular para construir alternativas nas cidades a partir desses novos projetos eleitorais. Essas eleições podem ser o grande desaguadouro da insatisfação popular contra esse governo nefasto. 

O presidente estadual do PCdoB, Batista Lemos, reforçou o empenho nessa conjuntura e conclama a “unir o povo em defesa da vida, da saúde e do emprego!”