Entrevistamos o trabalhador da CEDAE João Xavier. Militante do SINTSAMA, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região, João já atua há anos na luta por uma CEDAE pública.. A conversa se deu com o objetivo de debater os verdadeiros motivos da crise da água e a luta contra a privatização.

Confiram a entrevista abaixo:

Olá João Xavier. Obrigado por aceitar o convite para essa entrevista. Primeiramente, você poderia se apresentar e contar um pouco da sua história?

Saudações a todas e todos. Sou João Xavier. Venho de muitas lutas ao longo da minha vida. Destaques para as lutas no campo/rural quando atuei na liga Camponesa pela Igreja. Depois a luta comunitária em Jacarepaguá (especificamente Rio das Pedras)  por moradias, onde garantimos como PCdoB moradia pra milhares de famílias no Areal 1. Além de brigar por transporte, saneamento e energia para aquela comunidade na década de 80.

Já na década de 90 passei a atuar no movimento Sindical nos Urbanitarios ( energia água gás etc). Defendendo sempre as empresas públicas e estatais. Desde desse tempo junto com as/os Camaradas do Partido estamos impedindo a venda da Cedae com muita luta greves mobilizações e participação direta do movimento Comunitário nessa resistência.

A crise da água já se perpetua por alguns dias e a população está atemorizada. Quais são os efeitos e responsabilidade da gestão da CEDAE nessa crise?

A crise tem cara. E a cara é o desmonte que vem sendo feito na Cedae ao longo dos anos que se intensificou nessa gestão. Com as demissões e PDV (plano de demissões voluntárias). Onde os quadros mais qualificados saem e a Cedae não repõe a mão de obra com concurso público.

Qual é o grau de responsabilidade do governador frente a essa crise?

Do atual Governo . É exatamente a nomeação de quem comanda a empresa porque a Cedae pra ser fortalecida precisa de alguém que fortaleça a empresa na parte de pessoal, porque recursos próprios ela tem. E estamos vendo o inverso. Na Campanha eleitoral esse Governado garantiu não vender a Cedae. E o que aconteceu?  Após eleito, já tomou logo uma medida contra a Cedae.. A Alerj Aprovou o PL 56 em 2017 que tirava a Cedae como garantidora do empréstimo do estado e a mantinha pública. Recentemente, o Governador entrou na justiça contra essa lei e daí pra frente foi só aumentou o sucateamento.

A privatização da CEDAE é um desejo recorrente dos últimos governos. Qual a sua avaliação em relação ao Governo Witzel e a venda da CEDAE?

A luta contra a Privatização vem desde 1995. Quando foi aprovado o PDE (Plano de Desestatização) que privatizaria todas as empresas do Estado (dentre elas BANERJ, CEG, Barcas e o Metrô Rio). A Cedae só não foi privatizada graças a intensa luta dos trabalhadores em conjunto com o movimento comunitário que ocuparam as ruas durante quatro anos seguidos . De lá pra cá foram lutas enormes contra o desmonte. O último concurso relevante foi em 2001 que contratou 3.500 trabalhadores para várias áreas. Depois outros na era Vagner Victer que contratou 740 operadores de elevatória e alguns níveis superiores. Depois NAO TEVE MAIS NENHUM CONCURSO. Só começou a sair mais gente com aposentadoria ou PDV. O atual governo já iniciou proibindo a Cedae de realizar Concurso público que já estava programado. E aumentou a terceirização nos setores de manutenção e operação.

Qual é a importância para o povo fluminense de uma CEDAE pública?

A Cedae pública é estratégica para o nosso povo. Abastece mais de 11 milhões de pessoas em 64 municípios com água de boa qualidade. E mais: faz a água tratada  chegar a milhões de moradores de comunidades sem ganho financeiro, mas com ganho social aenorme porque evita doenças hídricas. Tais como hepatite, tifo, desinteria, diarréias e etc…Que estariam lotando os hospitais se não fosse essa ação preventiva da água da Cedae pública.

Recentemente você foi vítima de uma perseguição da atual diretoria da CEDAE sendo afastado de suas atividades. Como isso ocorreu? Acredita que os eventos em relação a contaminação da água tem relação com essa tentativa de enfraquecer a força sincal?

A perseguição política sobre nossa direção tem sido forte. O processo se deu já na gestão anterior e executado nessa gestão atual. Isso de fato tem como objetivo enfraquecer o movimento sindical. Principalmente os Sindicatos que são combativos e de luta. Temos dois dirigentes demitidos por justa causa e dois suspenso incluindo o Presidente do sindicato. Meu retorno veio por um acordo com uma grande perda financeira. Perdi tudo dos 4 meses. Minha revinculação foi importante demais pra mim, porque dependo diretamente da Cedae. Por ser renal crônico e pra fortalecer na resistência na luta pela Cedae PÚBLICA