Escolha uma Página

Sob o lema “Amar e Mudar São Gonçalo” o PCdoB realizou neste sábado (14) uma reunião ampliada da sua direção municipal, onde apresentou a pré-candidatura do seu presidente, Isaac Ricalde, à prefeitura de São Gonçalo.

A reunião contou com a participação da deputada federal Jandira Feghali, do presidente estadual do partido, João Batista Lemos, do vice-presidente estadual Caíque Tibiriçá, do secretário estadual de organização Natanael Firmino, da Secretária estadual da mulher, Ana Rocha e do presidente do comitê municipal da capital, Carlos Lima.

Isaac ressaltou o ineditismo da decisão e afirmou que o PCdoB está pronto para, em conjunto com seus aliados, apresentar um programa que enfrente os problemas crônicos da cidade, garantindo desenvolvimento econômico, geração de empregos, segurança, infraestrutura, esporte, cultura, lazer e serviços básicos de qualidade a sua população.

Explicou que o seu nome será oferecido ao conjunto das forças progressistas e que a construção da unidade dessas forças é um imperativo, diante da necessidade de derrotar os setores reacionários que governam o país e o estado.

A deputada Jandira Feghali afirmou que Isaac reúne qualidades que lhe permitem aglutinar em uma frente outras forças do nosso campo. Ressaltou que o PCdoB desenvolve em São Gonçalo o seu projeto mais ousado no estado, exatamente o que o momento exige de nós.

Ao final, a direção Municipal aprovou a seguinte resolução acerca do projeto eleitoral 2020:

“REFORÇAR A OPOSIÇÃO A BOLSONARO E CONSTRUIR UM NOVO RUMO PARA SÃO GONÇALO

Os primeiros meses de governo Bolsonaro são marcados pela afronta à legalidade democrática, desprezo às instituições do país, pela retirada dos direitos do povo, pelo desmonte do Estado e pela submissão dos interesses nacionais às nações estrangeiras, notadamente dos Estados Unidos.

O resultado mais imediato da política de destruição nacional encaminhada por Bolsonaro é a estagnação econômica, que produz cerca de 12 milhões de desempregados, 5 milhões de desalentados e mais de10 milhões trabalhando em situação de extrema precariedade. A pobreza avança rapidamente e pioram as condições de vida do povo.

As reações da sociedade vão ganhando corpo na medida em que a indignação se transforma em luta. Grandes mobilizações ocorreram, lideradas por setores organizados de trabalhadores e estudantes, tendo o PCdoB na linha de frente. Ao mesmo tempo, a aprovação a Bolsonaro e ao seu governo vai caindo rapidamente, atingindo hoje apenas 29% de aprovação segundo o Datafolha.

É nesse ambiente que o PCdoB se prepara para a batalha eleitoral de 2020, primeiro grande embate entre as forças progressistas e a extrema direita após a vitória de Bolsonaro, cujo resultado terá significado político nacional e influenciará a batalha eleitoral de 2022.

Em São Gonçalo as forças conservadoras e reacionárias, lideradas por Bolsonaro e Witzel, buscam posicionar-se para a sucessão do executivo. O governo Nanci, por sua vez, não tem sido capaz de apresentar saídas para os problemas da cidade e para as demandas da sua população.

Este cenário reforça a necessidade de intensificarmos os esforços pela construção da unidade do campo popular, para conformar uma frente ampla e plural, que possibilite disputarmos a eleição com chance real de vitória.

A construção dessa frente requer o diálogo franco entre as forças políticas, sem hegemonismo e sem imposições. As diversas pré-candidaturas são legítimas e devem ser consideradas.

Em linha com esta formulação, o PCdoB considera positiva a resolução política aprovada pelo PSOL que, ao mesmo tempo em que apresenta a pré-candidatura do Professor Josemar – uma das principais lideranças do nosso campo, reforça a relevancia da construção da unidade: “Estamos dispostos a estabelecer o diálogo que apresente uma candidatura política comum com todos os setores interessados em construir programaticamente uma alternativa de esquerda…”

o PCdoB decide apresentar ao conjunto das forças progressistas e à sociedade, a pré-candidatura do seu presidente, Isaac Ricalde, à Prefeitura de São Gonçalo. Isaac tem 34 anos, é servidor público, foi dirigente estudantil, presidiu a União da Juventude Socialista e simboliza uma necessária renovação na política local. A sua pré-candidatura é a expressão concreta da política que defendemos para a cidade, que deve ser reposicionada para um futuro desenvolvido, com gestão pública democrática, transparente e eficiente. Uma cidade inclusiva, solidária e justa, bem cuidada e boa de se viver.

Esta decisão considera os novos desafios impostos ao partido, a partir do fim das coligações proporcionais e da vigência da cláusula de barreira, estabelecida em 2% dos votos nacionais em 2022, progressiva até 2030, realidade que torna imperativo para o PCdoB acumular forças, construindo e cultivando uma base eleitoral própria e fidelizada.

No plano do projeto proporcional, o êxito alcançado até aqui no trabalho de constução da chapa própria indica que estão dadas as condições para a ampliação da bancada comunista na Câmara Municipal, para dois ou até três vereadores, o que representará um novo salto de qualidade na intervenção política do partido na cidade.

Por fim, a direção do partido conclama toda a militância a empenhar-se na construção da 24ª Conferência Municipal do PCdoB, que ocorrerá no próximo dia 02 de novembro.

São Gonçalo, 14 de setembro de 2019

O COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB”