A mais votada da coligação PT-PCdoB, Jandira Feghali é reeleita deputada federal pelo Rio de Janeiro com mais de 69 mil votos. Ela foi reeleita para o sétimo mandato.

Como parlamentar, é defensora da saúde pública, da educação gratuita e universal, do desenvolvimento do setor naval, das empresas públicas, das universidades públicas, do fomento à cultura e do combate à violência, ao preconceito e às desigualdades sociais.

Na Câmara dos Deputados foi eleita mais de 10 vezes entre os 100 políticos mais influentes do Congresso, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Filiada no PCdoB desde 1981, quando o Partido Comunista do Brasil ainda vivia na clandestinidade, Jandira logo passou a integrar o Comitê Central em seu 7º Congresso (1988). Integra o Comitê Estadual do PCdoB-RJ e o Fórum Nacional sobre a Emancipação da Mulher.

Trajetória

Jandira Feghali nasceu no dia 17 de março de 1957 na cidade de Curitiba, no Paraná. Construiu sua carreira política pelo Estado do Rio de Janeiro.

Entrou no Parlamento em 1987, como deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Em 1991, elegeu-se deputada federal, sendo reeleita três vezes consecutivas. Posteriormente, foi secretária do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da prefeitura de Niterói-RJ.

Em 2008, concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro, ficando na quarta colocação. Em seguida, foi secretária de Cultura da prefeitura do Rio. Em 2011, foi eleita novamente como deputada federal.

Médica, sindicalista e música, Jandira Feghali luta bravamente pelos direitos do povo brasileiro. Foi autora da lei que obriga os planos de saúde a oferecerem cirurgia reparadora de mama em casos de mutilações causadas por tratamento de câncer, foi relatora da Lei Maria da Penha e atualmente luta pela situação caótica do Estado do Rio de Janeiro.

No tema Comunicação, é autora do mais antigo projeto de regulamentação da Constituição federal referente à regionalização da programação cultural, artística e jornalística e à produção independente nas emissoras de rádio e TV.

Outra pauta importante para a parlamentar é a consolidação de políticas culturais. Presidiu por dois anos a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

Líder da Bancada Comunista entre 2014 e 2015, atualmente é vice-líder da Minoria na Câmara, dando voz à legenda em decisões importantes para a população e para o país.

Saiba mais sobre a trajetória parlamentar.